Palavra do Presidente

Amigos Mágicos Latino Americanos,

Os aplausos e os gritos de parabéns, quando conquistamos a sede do FLASOMA 2020 em Buenos Aires em 2017, ainda ecoam em nossos ouvidos. Este projeto de realização do Congresso da FLASOMA – Federação Latino Americana de Sociedades Mágicas no Brasil é a materialização de um antigo sonho nosso, e dos mágicos brasileiros. O Brasil é um dos países fundadores de nossa federação, e depois de 30 anos teremos a oportunidade de novamente sediar o maior evento da arte mágica das Américas.

Com muita responsabilidade, alegria, e experiência, o NUAMAC – Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará será a entidade organizadora do XIV Congresso FLASOMA no Brasil, no período de 8 a 12 de abril de 2020. Toda a história do NUAMAC, juntamente com sua experiência e compromisso com a arte mágica, levou a entidade por três vezes a se candidatar como organizadora de um Congresso FLASOMA no Brasil. Tentamos em 2013 em Santiago, no Chile. Novamente tentamos em 2015 em Montevídeo, no Uruguai. Mas somente em 2017, em Buenos Aires, na Argentina, conseguimos conquistar a realização deste especial evento.

Desde o dia em que foi oficializada a sede no Brasil, estamos trabalhando para construir o melhor FLASOMA possível. Mas nem sempre esse trabalho é visível, levando em conta a complexidade, custos e a burocracia envolvidas. Muitas vezes não conseguimos reunir as condições de previsibilidade orçamentária para um evento que demoraria três anos para acontecer. Mesmo diante dos desafios, continuamos no projeto trabalhando árduo, como todo bom brasileiro. Além da alegria de sediar o Congresso FLASOMA, sabemos da grande responsabilidade que assumimos com os artistas da mágica, e os amantes do ilusionismo. Temos o compromisso maior de garantir a manutenção do nível exigido para a produção de um evento desse porte, sem quebra de expectativas.

Diante de dificuldades logísticas e estruturais que surgiram em 2018, decidimos mudar o local da sede do FLASOMA BRASIL 2020, de Foz do Iguaçu para a cidade de Fortaleza, no Ceará, com base nos estatutos da FLASOMA. A princípio pensamos em Foz do Iguaçu por ficar no Cone Sul do país, reunindo três fronteiras, o que facilitaria o deslocamento de artistas e congressistas. Mas a realidade local constatada nos mostrou que o orçamento da produção ficaria muito encarecido com a montagem de um teatro para atender ao congresso, pois Foz do Iguaçu não dispõe de nenhum teatro com estrutura para atender um evento desse porte. Fortaleza, a exemplo de Foz, é um dos principais destinos turísticos do país, com excelente rede hoteleira com bons preços de hospedagem. Em relação ao transporte aéreo, possui vôos diretos para Europa, Estados Unidos, América do Sul, Central e África. A cidade de Fortaleza possui ainda quatro teatros que estão no nível de um Congresso FLASOMA, o que não nos obriga a construir um teatro para o evento, como Foz do Iguaçu.

Agora estamos empenhados, com nossa equipe de Direção Artística, na contratação de boas atrações para o FLASOMA BRASIL 2020 na cidade de Fortaleza, entre os dias 08 e 12 de abril. Vamos preparar com carinho nossos shows de gala, competição, conferências e feira dealer. Aos congressistas e entidades mágicas filiadas à FLASOMA que estarão conosco em Fortaleza, reiteramos nosso compromisso de fazer um bom congresso no Brasil, independente da localização. Mas com qualidade, responsabilidade e, sobretudo, valorizando os mágicos do da América Latina e do Brasil. Agradecemos o apoio de todos que receberemos de braços abertos para vivermos momentos mágicos na terra da luz! Após três décadas, teremos um FLASOMA no Brasil novamente e isso é uma conquista de todos os mágicos amadores e profissionais do Brasil. Sem vocês nada disso seria possível. Obrigado!

Magicordialmente,
Fernando Dantas
Presidente do FLASOMA BRASIL 2020

Translate »